
19 out Black Friday 2022: conheça as tendências para o e-commerce
Black Friday 2022: conheça as tendências para o e-commerce
Na quarta sexta-feira do mês de novembro, mais especificamente em 25 de novembro de 2022, acontece a Black Friday desse ano. O mercado e seus diversos setores já se preparam para as ofertas e ações promocionais e os consumidores aguardam, com grande expectativa, as novidades.
Após dois anos de pandemia, será que chegou a hora da retomada? As promoções irão atender às necessidades do público? As empresas conseguirão proporcionar experiências positivas aos clientes? Vamos, ao longo do texto, nos aprofundar sobre esse assunto, avaliar as tendências de consumo para 2022, compartilhar dicas de compras seguras e garantir boas experiências, desde o momento de pesquisa até o pós-compra.
Tendências para 2022
A cada ano, diferentes produtos e setores ganham destaque nas buscas e nas vendas, o que depende diretamente de fatores econômicos, políticos e sociais. Em 2021, por exemplo, um levantamento feito pela Neotrust mostrou que as cinco categorias que tiveram mais pedidos foram: Moda e acessórios, Beleza e perfumaria, Telefonia, Eletroportáteis e Eletrodomésticos.
Para 2022, uma pesquisa da Globo mapeou as tendências de consumo e apontou que 62% dos consumidores acreditam em uma melhora na vida financeira a partir do segundo semestre desse ano. Com isso, 34% das pessoas pretendem comprar roupas e calçados, 32% almejam gastar com alimentação e bebidas e 26% tendem a investir em educação, com cursos e escola.
Em complemento, de acordo com uma pesquisa de consumo para o 2º semestre, conduzida pela Behup, os produtos mais buscados para a Black Friday 2022 são:
- Roupas e acessórios: 34%
- Smartphones: 33%
- Eletrônicos: 33%
- Calçados: 27%
- Eletrodomésticos: 27%
- Perfumes e cosméticos: 26%
- Computadores: 23%
- Móveis: 20%
E quando falamos em intenção de compra dos brasileiros, há números significativos em viagens (16%), decoração (14%), livros (13%), jogos eletrônicos (13%) e materiais de construção (11%).
Copa do Mundo
Outro fator importante que deve influenciar os hábitos de consumo nos próximos meses é a Copa do Mundo, que será realizada no Catar, em novembro e dezembro. Segundo a pesquisa da Globo, cerca de 56% dos entrevistados disseram que vão comprar algum produto relacionado aos jogos, sendo roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e itens de supermercado (14%) as três principais classes. E, dos que pretendem adquirir algo em função da Copa, 72% também têm a intenção de comprar durante a Black Friday.
Ainda falando de Copa do Mundo, a pesquisa da Behup apontou quais categorias têm maior intenção de compra no Brasil:
- Roupas e acessórios: 20%
- TV, áudio e vídeo: 15%
- Compras de supermercado: 14%
- Calçados: 12%
- Artigos esportivos: 12%
- Smartphones: 11%
- Decoração: 9%
Daí a importância de as lojas traçarem suas estratégias com relação à Black Friday 2022 e analisarem a viabilidade de antecipar algumas ações promocionais para conseguirem aproveitar o auge do evento esportivo da melhor maneira.
E, por falar em estratégia, é relevante que as ações atendem às necessidades dos clientes. Para eles, frete grátis, descontos expressivos, entrega rápida e pagamentos flexíveis são os fatores decisivos na hora da compra.
Como ter uma boa experiência de compra?
Para muitas pessoas, a Black Friday é apenas uma jogada de marketing dos vendedores para gerar mais vendas ou até uma enganação com falsos descontos em produtos e serviços. É o que, popularmente, ficou conhecido como Black Fraude. Porém, com a consolidação das ações ao longo dos anos e o acesso a informações, a Black Friday conquistou sua credibilidade.
A experiência de compra deve ser positiva do início ao fim e, portanto, separamos algumas dicais fundamentais para os clientes no momento da compra:
- Segurança em primeiro lugar! Busque sites e lojas confiáveis, confira dados, verifique endereços eletrônicos e tenha muito cuidado com vazamento de dados em compras on-line;
- Cheque a reputação da loja. Há sites especializados com relatos de experiências anteriores de outros clientes;
- Atenção redobrada aos descontos extremamente atrativos. Sempre desconfie de itens muito baratos;
- Acompanhe os preços desde já e faça comparações em sites e lojas distintos. Assim, é possível ter uma noção real de valores e descontos;
- Faça compras conscientes! Não é só porque está barato que é uma necessidade sua;
- Pesquise sobre direitos do consumidor e políticas das empresas. Estude, mantenha-se informado!
Experiência do cliente em evidência
E para você, que vende produtos ou serviços, tenha em mente que, em tempos de transformação digital, onde tudo é mais ágil e acessível, os clientes buscam, além de descontos, uma boa experiência de compra. Portanto, as marcas devem estar preparadas para o atendimento, a entrega e o pós-venda, seja presencialmente ou de maneira remota. E como promover essa experiência completa?
- Jornadas fluidas de compra. Use a tecnologia para facilitar a dinâmica nos canais digitais. A jornada de compra precisa ser simplificada e otimizada;
- Atendimento personalizado, humanizado e disponível. Esse é um dos principais fatores que interferem na experiência do cliente. Do início do processo até o pós-compra, o atendimento precisa ser qualificado em todos os canais. Encantamento é a palavra-chave;
- Cliente no centro. Use dados a seu favor e conheça profundamente os hábitos de compra do seu público;
- Conferência de estoques e produtos. Antes de anunciar uma promoção, verifique o estoque e a quantidade de produtos disponíveis para venda;
- Descontos reais. Os consumidores estão mais exigentes e fazem pesquisas de preço antes de realizarem as compras. Opções de cashbacks, cupons e cartões de fidelidade são boas alternativas;
- Envio ágil e acompanhamento da entrega. O ideal é que o produto seja entregue o mais rápido possível, sempre dentro do prazo estimado. A compra gera expectativa no cliente e ele deve se sentir satisfeito, realizado.
A importância de ser omnichannel
Em 2021, as vendas on-line tomaram conta de grande parte das operações durante a Black Friday e há uma forte tendência para 2022. Porém há ainda aqueles que preferem realizar suas compras em lojas físicas. O fundamental mesmo é que haja convergência em todos os canais de atendimento do seu negócio, seja por meio de chatbot, aplicativo, e-mail, contato presencial ou demais canais.
Ser omnichannel favorece a integração, a humanização e a personalização, tão importantes para proporcionar uma experiência positiva e completa ao seu cliente.