assessment

Assessment: como funciona, principais tipos e ferramentas

Assessment: como funciona, principais tipos e ferramentas

Por Erica Travain

assessment

Em tradução literal, assessment significa avaliação. No entanto, no mundo empresarial, o termo adota o significado de orientação ou gestão profissional, que permite aos departamentos de Recursos Humanos mapear os comportamentos e competências dos colaboradores ou candidatos à vagas abertas.

O assessment é uma espécie de relatório que vai além da simples análise de currículo, pois leva em conta aspectos pessoais e de autoconhecimento do profissional. A técnica permite que a empresa retenha os talentos disponíveis no mercado e encontre mão de obra especializada para compor os melhores times.

Atualmente, o capital humano é considerado um recurso importante e muitas vezes o diferencial de uma organização. Habilidades podem ser ensinadas, mas personalidade e instintos, não. Por isso, são vistos como fatores essenciais em uma equipe de alto desempenho.

As ferramentas de assessment ajudam a identificar perfis completos, competências e comportamentos de candidatos e colaboradores, além de oferecer informações concretas para feedbacks e permitir que a empresa tome decisões mais estratégicas.

O método ajuda a mapear operações e confere uma visão global sobre como os procedimentos operacionais se conectam. Dessa maneira, é muito mais fácil identificar gaps e outros problemas que possam ser empecilhos para a produtividade.

Para o quê o assessment pode ser utilizado?

O assessment costuma ser usado pontualmente no universo corporativo para os seguintes fins:

  • Seleção de novos profissionais: ajuda a identificar as características e habilidades que um candidato precisa ter para se destacar e prosperar em determinada função ou equipe;
  • Desenvolvimento de colaboradores: não necessariamente profissional, pois também é útil como ferramenta de autoconhecimento para que o funcionário possa aperfeiçoar suas características no futuro;
  • Sucessão de cargos e retenção de talentos: auxilia na captação de lideranças e talentos que já pertencem ao negócio em vez de buscar novos gerentes e diretores no mercado de trabalho, além de ajudar no desenvolvimento do plano de carreira;
  • Diagnóstico de falhas: permite analisar os procedimentos internos de forma mais racional e identificar falhas ou a necessidade de treinamentos dentro da empresa.

Algumas dessas aplicações fazem com que o funcionário se sinta seguro e valorizado, pois a estrutura da organização permite que alcance seus objetivos profissionais e melhor qualidade de vida, proporcionando maior produtividade.

Tipos de assessment

Alguns métodos utilizam exames cognitivos, de personalidade ou humor e são mais focados em desenhar um perfil pessoal. Outros buscam alinhar as ideias do colaborador com a companhia, mas ainda há aqueles que são mais objetivos, com métricas e indicadores de desempenho, ou mesmo focados em treinamentos.

A escolha de um tipo depende dos objetivos da sua empresa. Conheça as diferenças:

Assessment pessoal

Indica ao RH traços de personalidade que demonstram que o candidato é capaz de desempenhar as tarefas necessárias para sua função ou se uma determinada característica pode melhorar o aproveitamento de um colaborador. Também avalia as soft e hard skills, e auxilia na gestão de talentos a fim de construir equipes de alta performance com objetivos em comum, mas perfis distintos.

Assessment cultural

Você já ouviu falar de fit cultural em algum processo seletivo? Em poucas palavras, essa ferramenta determina quais ideias, valores e crenças influenciam a motivação e produtividade de cada indivíduo. O assessment cultural avalia inclusive se a empresa é capaz de entregar aquilo que o candidato espera.

Dessa maneira, consegue encontrar os profissionais mais adequados à cultura organizacional, reduz as taxas de rotatividade e constrói um laço entre empresa e colaborador.

Assessment de performance ou para desempenho

Cada vez menos utilizado no mundo corporativo, este assessment costuma ser aplicado para medir o comprometimento das equipes com os resultados e a produtividade individual. Contudo, por existirem perfis de profissionais diferentes entre os avaliados, nem sempre os resultados que explicam a baixa produtividade são precisos nesta avaliação.

Coaching assessment

Determina como candidatos ou funcionários devem ser treinados para melhorar ao decorrer da carreira. Esse método ajuda a minimizar os pontos fracos e a destacar os fortes. Ou seja, não se trata de uma ferramenta propriamente dita, mas uma resposta à avaliação a fim de promover mudanças na empresa.

Quais ferramentas podem ser utilizadas no assessment?

Os assessments costumam ser aplicados em formato de questionário, não muito extenso e com poucos minutos de duração. O candidato ou profissional avaliado responde sozinho, sem interferência do avaliador. Ele pode ser feito em várias etapas, já que gestores podem querer avaliar diversos pontos.

Existem algumas ferramentas de assessment mais comuns usadas para definir indicadores de seleção e recrutamento, classificar o desempenho dos funcionários, medir o clima organizacional, produzir planos de carreira e aperfeiçoar os processos diários do ambiente de trabalho.

DISC

A sigla é formada pelas iniciais das palavras dominância, influência, estabilidade e conformidade em inglês. Sua aplicação visa determinar quais são as características comportamentais que dominam o perfil do profissional.

A ferramenta de avaliação foi desenvolvida pelo pesquisador Walter Vernon Clarke e é muito utilizada no ambiente corporativo. O intuito de aplicá-la é identificar qual característica é dominante e ajudar o colaborador a entender quais recursos são necessários para alcançar a função que almeja.

As principais características dos perfis são:

  • Dominância (D): perfil orientado a resultados;
  • Influência (I): tem forte influência dentro de um grupo e alto poder de persuasão;
  • Estabilidade (S): gosta de rotinas, de cooperar e não lida muito bem com mudanças;
  • Conformidade (C): preferência por seguir normas e regras.

Inteligência emocional

Essa ferramenta permite que os colaboradores entendam seus pontos fortes e fracos na personalidade, identifiquem habilidades para lidar com conflitos, situações estressantes e busquem soluções.

Assessment de competências

Avalia habilidades intelectuais como raciocínio abstrato, resolução de problemas, processamento de informações, pensamento crítico e traços da personalidade que afetam o desempenho profissional, fornecendo uma visão geral do indivíduo e não apenas de características específicas.

Dominância cerebral

Também conhecida como HBDI, indica diferentes estilos de aprendizagem ou pensamento de acordo com a dominância da parte cerebral de cada um, dividida em quatro quadrantes. Com ela, é possível compreender como os candidatos e profissionais se comunicam e processam informações e novos conhecimentos. Os quadrantes são:

  • Analítico: prefere quantificar, analisar, teorizar e processar logicamente;
  • Organizador: prefere organizar, sequenciar, avaliar e praticar;
  • Relacional: prefere compartilhar, internalizar e estar envolvido;
  • Experimental: prefere explorar, descobrir, conceituar e sintetizar.

Quanto maior a profundidade de dados que você possui, melhor será a capacidade de análise da sua empresa. Mas quanto maior é a sua empresa, mais difícil será a captação do dados. Como alternativa, você pode utilizar questionários online, que ofereçam as informações de forma organizada para gerar gráficos e dashboards.

Contudo, para que o método funcione, é preciso que um ciclo de assessment seja criado na cultura organizacional. Gestores precisam planejar o que desejam com a ferramenta, colocar em prática o aperfeiçoamento profissional e emocional, verificar se a equipe atual produz resultados que estão de acordo com o objetivo almejado e constantemente replanejar seu processo, aprimorando-o cada vez mais.

Compartilhe:

Navegue pelas nossas curadorias e confira outros conteúdos!

Compartilhe:


Quer receber conteúdos como essa exclusividade?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente!