Como dispositivos inteligentes podem auxiliar na interação e colaboração entre equipes

Como dispositivos inteligentes podem auxiliar na interação e colaboração entre equipes

A forma de realizar muitas atividades do cotidiano mudou drasticamente ao longo de 2020, inclusive o trabalho, que passou a ser remoto especialmente para colaboradores que exercem suas profissões em escritório. Aos poucos, com a melhora do cenário nacional e mundial, diversas instituições consideram voltar ao trabalho presencial, mesmo que seja para a construção de um ambiente de trabalho híbrido.   Quando pensamos em micro e pequenas corporações, de até 20 pessoas, por exemplo, não parece tão complicado controlar o que acontece ali dentro. No entanto, como fica a volta ao trabalho presencial com garantia de segurança para os colaboradores e fornecedores em empresas com 500 funcionários ou mais? Para além da adoção de atitudes sanitárias, imprescindíveis neste momento, a tecnologia dos dispositivos inteligentes pode ajudar a resolver os desafios das corporações, mantendo a segurança e produtividade da equipe.  

Controle o número máximo de pessoas em uma sala

  A orientação clara aos colaboradores sobre a capacidade máxima de cada sala é o primeiro e mais importante passo para uma volta ao trabalho segura. Porém, com tantas mudanças acontecendo, pode ser que essa capacidade seja excedida acidentalmente sem que as pessoas percebam – felizmente podemos contar com a tecnologia para automatizar processos e facilitar o dia a dia.   Quando uma empresa adquire os dispositivos Webex Room, Board e Desk, já recebe-os com sensores inteligentes de contagem de pessoas incorporados, sem custo adicional. Há um tempo atrás, esses sensores contavam apenas as pessoas que estivessem olhando para a câmera, mas as recentes atualizações melhoraram isso e agora a contagem não depende de mais nada além da presença da pessoa na sala. São esses sensores que possibilitam que os líderes e gestores das instituições definam um número máximo de pessoas para cada sala, recebam alertas quando esse número for excedido e notifiquem os funcionários.   Fazer isso é muito simples, uma vez que o Webex Room já possui um editor de macro que pode auxiliar em muitas funções, como definir a iluminação do escritório. Para ter o controle da quantidade de pessoas em cada sala, basta adicionar este código na programação do Webex Room (facilmente, sem a necessidade de procurar um desenvolvedor), definir a capacidade máxima das salas e pronto, você receberá um alerta quando o número for excedido. É a API de contagem de pessoas que possibilita isso.  

O que é uma API?

  API é um conjunto de padrões, definições e protocolos de programação que existe para integrar sistemas. A sigla significa “Application Programming Interface” ou, em português, “Interface de Programação de Aplicativos”. Se uma plataforma baseada na Web quer disponibilizar suas funcionalidades internas para terceiros, mantendo a organização e a segurança de dados, ela oferece suas APIs aos desenvolvedores.   Vamos a um exemplo: para que alguém possa publicar a mesma mensagem no Facebook e no LinkedIn através de sites como mLabs ou Ethos (que agendam posts), os desenvolvedores desses sites precisaram escrever uma aplicação usando a API dos sistemas do Facebook e do LinkedIn. Assim, o usuário escreve a mensagem no site de agendamento de posts e o site publica, através das APIs, nas redes sociais escolhidas.   Use a tecnologia em prol de um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo. Realmente não existem segredos ou custos adicionais necessários para controlar a capacidade das salas da sua instituição, é simples para quem já tem os serviços contratados da Cisco Webex.   A busca por inovações tecnológicas é um pilar importante de muitas empresas. O foco, porém, deve ser sempre na inteligência, ou seja, em soluções que colaborem efetivamente no dia a dia da instituição, que resolvam problemas e direcionem as ações da melhor forma possível.  
Compartilhe:
Compartilhe:


Quer receber conteúdos como essa exclusividade?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente!

Erro: Formulário de contato não encontrado.