A computação em nuvem, ou Cloud Computing, aparece como um divisor de águas entre empresas que buscam sua digitalização eficiente. Permitindo acesso remoto a funcionalidades, distribuição de risco informativo e redução de custos, o Cloud Computing é um conceito técnico que influencia diretamente o lucro de empresas. Entenda em profundidade no que consiste o conceito de Cloud Computing a seguir.
O que é Cloud Computing
O Cloud Computing é um termo técnico que faz referência a capacidade de processamento distribuída na “nuvem”. Em outras palavras, o Cloud Computing seria uma “terceirização” das atividades de processamento, normalmente cabíveis aos hardwares de empresas. Neste processo, o usuário opera a computação em nuvem usando o poder de processamento de Data Centers – motivo pelo qual ambos os conceitos possuem estreita relação.
Relação entre Cloud Computing e Data Center
Uma vez que o Cloud Computing só é viável por meio do uso de um Data Center, ambos apresentam uma relação quase simbiótica. Enquanto o Cloud Computing estaria para um “verbo”, o Data Center funcionaria como o “sujeito” da sentença: o primeiro é o “fazer”, o segundo é “quem faz”. Existem diferentes tipos de “nuvem” que realizam as operações de processamento: as nuvens privadas, as públicas, as híbridas e as comunitárias são os tipos mais comuns.
Nuvem Privada
A nuvem privada nada mais é do que um Data Center interno a organização que realizará as operações de computação em nuvem. Sua vantagem é a conexão física e virtual por cabeamento próprio, enquanto sua desvantagem é a oneração da companhia que invista neste formato.
Nuvem Pública
Diferente da privada, a nuvem pública recebe esse nome por poder ser acessada por qualquer um – porém, qualquer um que pague. As nuvens privadas são empresas que alugam a força de trabalho de hardwares e softwares para empresas que não queiram os gastos recorrentes de um Data Center ou possuam usos muito pontuais para a computação em nuvem.
Nuvem Híbrida
Entendendo que empresas precisam ter domínio de certos dados, mas não podem arcar com os custos de uma nuvem privada completa, as nuvens híbridas surgem unindo o capital tecnológico da nuvem pública com a privacidade proporcionada por uma nuvem privada. É o meio termo entre gastos e controle dos dados.
Nuvem Comunitária
Quando diversas empresas possuem um interesse comum – como centros universitários ou diferentes clientes de uma mesma transportadora – é interessante que haja um equilíbrio entre distribuição de esforço e privacidade. Neste modelo surgem as nuvens comunitárias, que se distinguem das híbridas por possuírem um controlador com maior autoridade na rede, mas emprestam seus serviços a todas as partes.
Como funciona o Cloud Computing
O Cloud Computing nada mais é do que o aluguel ou cessão da força de trabalho processual de hardwares a um stakeholder. Caso um cientista de dados de uma organização precise processar Big Datas para gerar respostas e alternativas, ele aciona a computação em nuvem, reconhecendo que computadores de uso cotidiano não terão os componentes necessários para esse processamento. Existem três principais usos para o Cloud Computing: os SaaS, os PaaS e os IaaS.
SaaS
Os Softwares as a Service – SaaS – são uma das soluções possíveis com a computação em nuvem. Com eles, a organização não precisa desenvolver ou processar um software complexo, mas pode acessá-lo remotamente e contar com o poder de processamento da empresa contratada.
PaaS
Platform as a Service – PaaS – por outro lado, são plataformas para desenvolvimento de aplicações. Diferente das SaaS, que apresentam soluções prontas, nas PaaS é possível desenvolvê-las usando as facilidades do provedor.
IaaS
Já as Infrastructure as a Service (IaaS) são infraestruturas que permitem que o processamento de PaaS e SaaS ocorram “na nuvem”. É o modelo mais “cru” em termos custo, pois normalmente cobra pelos segundos ou força de processamento requerida por operação. Por isso, existem treinamentos que capacitam equipes de analistas de dados a como fazer requisições cada vez mais econômicas.
Para que serve Cloud Computing
Uma vez que os custos de manutenção de uma estrutura de Data Center são caros, o Cloud Computing surge para reduzir custos e riscos associados a ela. Com isso, é possível otimizar acessos e dinamizar equipes, que não mais precisam de equipamentos caros (e com risco ainda maior em tempos de home office), bem como inserem as empresas no circuito tecnológico de ponta.
Benefícios da computação em nuvem
Dentre os benefícios agregados pela computação em nuvem, separamos alguns dos principais e que podem auxiliar na hora de tomar a decisão sobre qual o perfil mais auxilia a organização:
Agilidade de processamento
A agilidade de processamento de dados está diretamente relacionada ao poder do equipamento acionado. Equipamentos com tecnologia de ponta são caros e tornam-se rapidamente obsoletos, fazendo com que a computação em nuvem ganhe em economia e velocidade.
Democratização dos dados
Ao permitir que qualquer equipamento da organização tenha acesso regulado a computação em nuvem, há mais verticalização e transparência quanto ao uso dos dados de uma empresa. Isso facilita o trabalho de accountability e o acesso para diferentes funcionários de uma organização.
Segurança
Acrescentar uma nova parte ao processo de proteção aos dados é uma tendência que ganha cada vez mais força com redes blockchain e criptografia. A segurança da computação em nuvem jaz em confiar os dados a uma chave dupla, entre a empresa que solicita os dados e a que os detém, tornando duas vezes mais oneroso violar essa segurança.
Sustentabilidade
A dinâmica de consumo inteligente do poder de processamento faz com que a computação em nuvem seja mais eficiente e econômica, de um ponto de vista sustentável. O mesmo Data Center pode alimentar diversas empresas diferentes, que não precisarão ter computadores ociosos.
Conclusão: a Nuvem é um lugar possível
A computação em nuvem fornece diversas possibilidades para organizações que queiram dinamizar ou informatizar seus processos. Entender as diferentes nuvens possíveis e o funcionamento dessa tecnologia permite que a tomada de decisão esteja mais alinhada com o escopo da organização. Decidir por uma empresa ou outra em termos de Cloud Computing leva em consideração como essas empresas fornecem cada um dos serviços listados, e qual o ideal para seu modelo de trabalho atual.