Mesa de operações mercado financeiro

Mesa de operações: a tecnologia usada nos grandes investimentos

Mesa de operações: a tecnologia usada nos grandes investimentos

Por Victor Gabry

Mesa de operações mercado financeiro

O home broker é uma forma acessível de operar a bolsa de valores, mas não é a única: investimentos em classes diferentes de ativos precisam de uma tecnologia particular para serem feitos com cuidado. É o caso das mesas de operações, ferramentas essenciais para a gestão de grandes operações na bolsa.

Estudada em profundidade por grandes investidores e indispensáveis para assessorias de investimento profissionais, entenda o que são as mesas de operações e como elas funcionam para multiplicar ganhos.

O que é uma mesa de operações

A mesa de operações é uma tecnologia de acesso ao mercado financeiro e operação de ativos e derivados na bolsa de valores. Uma das tendências de 2021 que continua quente para 2022, ela permite a análise simultânea de grandes volumes de dados, visualização gráfica e cálculos estatísticos de probabilidade usada por operadores da bolsa – os traders. Com mais recursos e mais possibilidades do que um home broker caseiro, a mesa de operações se associa ao trading floor em soluções de negócios imobiliários sofisticados.

Quem utiliza a mesa de operações

Os traders são os principais operadores desse tipo de ferramenta. Analistas certificados pela Anbima, os operadores da bolsa de valores são treinados para conhecer a fundo tanto as estratégias gráficas de leitura e operações de compra e venda quanto as técnicas de análise fundamentalistas para apontar os melhores ativos para cada momento.

As mesas de operações são peças fundamentais nos ganhos exponenciais de operadores. Elas permitem operações como vendas a descoberto, alavancagem de opções e operação de minicontratos e contratos futuros com análise estatística. As melhores mesas munem seus analistas de informação suficiente para uma tomada de decisão cada vez mais assertiva – algo que se traduz em ganhos cada vez maiores.

Quais os tipos de mesas de operações

As mesas de operações se dividem em tipos, de acordo com o perfil de ativo que será operado nelas. Uma vez que os traders também se especializam em tipos de ativos específicos – como ativos de renda fixa, ações, fundos imobiliários, contratos futuros, mini índices e cambiais – é natural que as mesas reflitam as melhores estratégias em cada um. Confira os diferentes tipos de mesa de operações abaixo:

  • Mesas de renda variável permitem a negociação de ativos nesse segmento, dentre os quais ações, contratos futuros, opções e derivativos;
  • Mesas de renda fixa, embora menos comuns, permitem operações em larga escala de compra e venda de títulos de renda fixa, como CDB’s, debêntures e tesouro;
  • Mesas cambiais são onde se negocia moedas em suas oscilações de valorização e desvalorização de uma para a outra – operações como as realizadas envolvendo o rublo na guerra entre Ucrânia e Rússia em 2022;
  • Mesas de commodities permitem que se compram e vendam commodities como metais, grãos, gado e outros – muito utilizados para garantir a estabilidade em carteiras diversificadas de investimento.

Como funciona uma mesa de operações

Na mesa de operações o trader irá executar as estratégias de compra e venda propostas pelos clientes visando maximizar o lucro obtido. As ordens passam por gestores, que tem ativos em geral em mente, ou clientes diretos, normalmente detentores de grandes fortunas. Com isso os traders se munem de informações e agilidade suficiente para aproveitar os melhores momentos do dia na bolsa.

Quais as vantagens do uso de uma mesa de operações

Duas frentes principais determinam as vantagens em torno do uso de uma mesa de operações por um trader treinado: a agilidade e a informação. O entendimento das máximas e mínimas no preço de uma ação no dia estão diretamente relacionadas a esses dois, e consequentemente a maximização do lucro dessas operações.

Isso é algo que deve ser buscado por esses operadores, pois normalmente trabalham em corretoras, que lucram pelo número de operações realizadas. Logo, quanto mais operações distintas são realizadas, mais se gasta – e consequentemente, menos lucrativas se tornam as operações.

Agilidade de uma mesa de operações

A agilidade nas ordens de uma mesa de operações é um de seus principais critérios. Ser capaz de aproveitar as máximas e mínimas do dia depende da sua capacidade de disparar a ordem certa na hora certa. O processamento, armazenamento em nuvem e acesso aos mercados globais são indispensáveis.

Informação disponibilizada pela mesa de operações

Outro ponto essencial para valorizar é a informação disponibilizada pelas mesas de operações. Estas contam com gráficos que farão projeções estatísticas e calcularão métricas como Fibonacci e médias móveis para encontrar oportunidades indicadas pelos gráficos. Elas conjugam tanto as informações em dados brutos e em tempo real com softwares de visualização de dados potentes.

Smart Trading

A Smart Trading é a plataforma de soluções da Wittel que foca em oferecer recursos como mesas de operações (turret em nuvem) aos seus clientes. Com 30 anos de história, atende às principais instituições do mercado financeiro, entre elas, oito dos maiores bancos do Brasil. Quer aliar a Smart Trading ao seu negócio? Fale com um especialista.

Compartilhe:

Navegue pelas nossas curadorias e confira outros conteúdos!

Compartilhe:


Quer receber conteúdos como essa exclusividade?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente!