Ecossistemas digitais

Ecossistemas digitais: o próximo passo na experiência de negócios

Ecossistemas digitais: o próximo passo na experiência de negócios

Por Victor Gabry

Ecossistemas digitais

Quando uma empresa se consolida no seu segmento, começa a buscar novos horizontes através dos quais pode aumentar seu faturamento. E é isso que os ecossistemas digitais se referem: formas de expandir negócios e integrar clientes a seu meio. Por isso, conhecer a fundo como eles funcionam e integrar seus stakeholders a um é o próximo passo de qualquer operação.

O que são ecossistemas digitais

Um ecossistema digital é uma cadeia de produtos e serviços integrados digitalmente entre todos os stakeholders de uma empresa. O termo busca imitar a noção de ecossistemas: locais em que fatores ambientais e diferentes seres interagem em harmonia. Em um ecossistema desses, clientes se tornam cada vez mais cercados por serviços e produtos oferecidos pela companhia.

Os ecossistemas digitais são proporcionados pela conexão e pelo fluxo de dados entre os diferentes atores envolvidos. No sudoeste asiático, com sistemas como WeChat, clientes não se veem deixando o ecossistema: consomem jogos, usam os cartões da empresa, compram produtos materiais e alimentícios, fazem seguro de vida e pagam suas contas através do ambiente criado. E é isso que toda empresa mira ao criar um ecossistema digital.

Por que criar um ecossistema digital?

Existem muitos motivos para a criação de um ecossistema digital que vão além do lucro de uma empresa. Ao estudar a implementação dele entre seus clientes e colaboradores – todos que fazem parte da sua cadeia produtiva – tenha-os em mente para nortear quais são suas expectativas e o que esperar de uma implementação de sucesso. Listamos alguns deles para a adoção desse sistema:

Experiência do Cliente

Ter uma postura profissional centrada no cliente envolverá, em algum momento, considerar um ecossistema digital. O consumo em um desses sistemas é como frequentar um shopping, onde lojas, cinemas, bancos, consultórios e praça de alimentação podem atender as demandas de um cliente na mesma viagem. Essa economia de tempo e integração de canais favorece a experiência do cliente, que passa a integrar o consumo desse e nesse ecossistema na sua vida.

Diversificação de receita

Embora não seja tudo, a diversificação de receita garante a redução de riscos de qualquer operação. Na economia, a teoria da diversificação de ativos é usada para diminuir os riscos de investimentos: quanto mais diferentes forem suas fontes de renda, menos risco você corre de que uma crise os afete. O mesmo vale para a as receitas de uma empresa: quanto mais se diversifica em atividades, mais uma empresa pode diversificar sua renda.

Consolidação de presença

Estar em um ecossistema digital é promover a sua imagem a todo tempo – assim como em um shopping é fácil perder a noção do tempo, em um ecossistema digital é fácil consolidar sua marca. O contato integral com seus clientes permite passar suas mensagens em vários níveis. Além disso, os dados mapeáveis da circulação de clientes e serviços fornece um ativo vital para a atuação de empresas do futuro: informação.

Como criar um ecossistema digital

Para criar um ecossistema digital é necessário atentar para cinco etapas: foco na experiência, centralização da informação, avaliar maturidade, definir modelo de negócios e realizar a implementação. Listamos abaixo como cada uma dessas etapas funciona, com todas as atividades envolvidas e necessárias.

Foco na experiência do cliente

Garanta que a experiência do cliente seja a melhor dentro do seu ecossistema. Assim como uma espécie invasora não consegue sobreviver em um ambiente hostil, também um cliente não irá permanecer em um ecossistema que não seja pensado para ele.

Centralização de informação

O ativo mais importante de um ecossistema digital, como mencionamos, é a informação. Os dados gerados por todas as interações, como tempo de permanência, caminho dos clientes e melhor momento de compra, por exemplo, precisam estar ao alcance dos gestores responsáveis pelo ecossistema. Centralizar a informação é um passo necessário – antes e depois da implementação – para que seu ecossistema funcione.

Avaliar maturidade da empresa

Existem três níveis de maturidade digital em uma empresa: adaptada, acelerada e atacante. É necessário fazer uma avaliação cautelosa de em que momento a sua empresa está e o que é preciso para leva-la ao ponto ideal, antes da implementação de um ecossistema. É importante destacar que ecossistemas são próprios de empresas atacantes, pois eles são viáveis a partir da definição do modelo de negócios.

Adaptada

Uma empresa adaptada tem um de seus segmentos ou locais (como sede, por exemplo), integrada a transformação digital. Ela ainda não está completamente integrada, e a área que possui esse modelo costuma ser a líder em levar a transformação para as demais.

Acelerada

Já uma empresa acelerada tem sua companhia plenamente inserida na transformação digital. Além disso, ela começa a ver como o seu setor, de maneira geral, pode ser integrado virtualmente.

Atacante

Uma vez que tenha mapeado o setor, a empresa atacante poderá começar a integrar outros stakeholders e promover oportunidades de negócios entre os demais. Esse comportamento é o adotado por empresas disruptivas que trazem novidades ao mercado, e costumam assumir a vanguarda no seu setor.

Definir modelo de negócios

Depois que você identificou o momento da transformação digital de sua empresa, é hora de pensar qual o modelo de negócios ideal para esse ecossistema. Empresas como Americanas e MercadoLivre, e-commerces, tem apostado em soluções financeiras com a aquisição de fintechs. No entanto, outras, como empresas de petshop, tem expandido seus ecossistemas para aluguel de casas para viagens de animais e seguros de vida de pets.

Implementação

A implementação pode ocorrer pelas vias de se tornar uma implementadora – meio no qual terá que investir em competência interna – compradora de sistemas integradores ou realizará parcerias. A partir disso, você poderá assumir a coordenação do ecossistema, como um legítimo predador.

Conclusão: seja o topo da cadeia alimentar

Implementar um ecossistema digital é algo com o que as empresas que avançam em seus setores visam para o próximo passo. Tornar-se líder no desenvolvimento de um ecossistema digital é garantir sua onipresença na vida dos clientes e uma multiplicação de fontes de renda para a empresa. E é claro, ecossistemas eventualmente disputarão entre si: os mais antigos tendem a prevalecer.

Compartilhe:
Compartilhe:


Quer receber conteúdos como essa exclusividade?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente!

Erro: Formulário de contato não encontrado.